Tradução Publicitária: Como adaptar a escrita para diferentes mercados
Saiba como adaptar a escrita para diferentes mercados da tradução audiovisual, respeitando as nuances culturais e linguísticas.
Duas coisas que surgem facilmente na mente das pessoas quando se fala em tradução: que é a tradução de palavras de uma língua para outra e em tradução de livros.
Mas essa arte está presente em tudo no nosso dia a dia, uma vez que estamos vivendo na era digital.
Neste mundo globalizado atual, as empresas buscam cada vez mais expandir seus horizontes e alcançar públicos internacionais. E é então, que entra a Tradução Publicitária, para garantir o sucesso dessas campanhas.
Mas como adaptar a escrita para diferentes mercados, garantindo que a mensagem seja compreendida e gere o impacto desejado? Continue a leitura, que essa resposta você encontra no artigo de hoje.
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Tradução em redes sociais: estratégias para alcançar o público internacional
A importância da adaptação cultural
Uma vez que uma tradução não se limita à troca de palavras entre idiomas, é preciso entender tudo que está por trás desse trabalho.
Como a compreensão cultural.
Antes de qualquer trabalho de tradução publicitária, o tradutor deve entender as nuances culturais de cada mercado.
E o que seriam?
Expressões idiomáticas, referências locais e até mesmo a forma como as pessoas se comunicam.
Isso pode variar significativamente de um país para outro.
Ao adaptar a mensagem, é preciso:
Respeitar os valores locais: Cada cultura possui seus próprios valores e crenças. É fundamental adaptar a mensagem para que ela ressoe com o público-alvo e não cause nenhuma ofensa.
Considerar as diferenças linguísticas: Além da tradução literal, é preciso levar em conta as diferenças gramaticais, sintáticas e semânticas de cada idioma. Não entender de uma gíria, por exemplo, pode deixar a empresa em maus lençois.
Adaptar ao público: O registro da linguagem deve ser adequado ao público-alvo e ao contexto. Uma linguagem formal pode não ser adequada para um público jovem, por exemplo.
Os desafios da tradução publicitária
Como todos formatos de tradução, a tradução publicitária também possui suas particularidades e desafios.
Abrange um trabalho minucioso e cuidadoso para corresponder às expectativas tanto das empresas, quanto do público.
Dentre alguns desafios, podemos destacar:
Preservar a essência da marca: A tradução deve transmitir a identidade da marca e os valores que ela representa, independentemente do idioma.
Criar um impacto emocional: A publicidade busca gerar emoções e criar conexões com o público. A tradução precisa ser capaz de reproduzir esse impacto em diferentes culturas.
Adaptar-se a diferentes formatos: A tradução publicitária abrange diversos formatos, como slogans, jingles, legendas e dublagens. Cada formato exige técnicas específicas.
Dicas para uma tradução publicitária de sucesso
O primeiro passo para não haver ruídos nem grandes problemas na comunicação, é a pesquisa de mercado.
Um bom tradutor de tradução publicitária sabe fazer pesquisa de mercado.
É a partir desse trabalho que identificam-se os hábitos, costumes e a linguagem do público.
Essa pesquisa também permite que o tradutor publicitário adapte o tom, os exemplos e até mesmo as imagens da campanha, criando uma conexão autêntica com o consumidor local.
Abaixo, você encontra mais dicas indispensáveis para o trabalho bem sucedido do tradutor:
Faça sempre networking com outros tradutores: Conte com profissionais que dominem tanto a língua de origem quanto a língua de destino. Além de possuírem conhecimento sobre cultura e marketing, podem te oferecer dicas que elementos que você ainda não domina.
Realize testes com o público-alvo: Antes de lançar uma peça ou campanha, realize testes para verificar que a mensagem será compreendida e bem recebida.
Utilize ferramentas de tradução assistida: Ferramentas de tradução são ótimas aliadas. Elas auxiliam o tradutor a encontrar a melhor tradução para termos específicos e a garantir a consistência terminológica.
Adapte a mensagem para cada mercado: Não utilize uma tradução única para todos os mercados. Adapte a mensagem para cada público-alvo, considerando suas particularidades culturais e linguísticas.
A tradução publicitária está além do senso comum, mas possui suas particularidades como todos os outros formatos de tradução.
Saber por onde começar, muitas vezes parece o passo mais difícil.
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