Quais as áreas de atuação da Enfermagem Obstétrica?

Saiba mais sobre as áreas de atuação da Enfermagem Obstétrica e como cada uma delas contribui para a saúde materna e neonatal, promovendo bem-estar e cuidado especializado.

Enfermagem ObstétricaA gestação é um dos fenômenos mais bonitos da natureza humana. No mesmo nível estão a complexidade e o cuidado que esse momento exige. Por isso, é imprescindível que existam profissionais especializados para atender gestantes e recém nascidos. 

E um dos profissionais mais importantes desse grupo, portanto, é o Enfermeiro Obstetra.

O enfermeiro, álias, é um dos principais profissionais quando se pensa em cuidados com o outro. E só um profissional altamente capacitado poderia estar ao lado da mulher em um momento tão importante.

Mas que momento é esse? Seria só do parto? Diante desse cenário, acompanhe o artigo de hoje e descubra quais as áreas de atuação.

Muito além do parto

Quando se fala em Enfermagem Obstétrica, é comum que a primeira coisa que venha à mente seja o momento do parto. Porém, a atuação desse profissional vai muito além desse momento especial, que é um momento entre muitos outros que fazem parte da saúde da gestante e do recém nascido. 

Portanto, a enfermagem obstétrica abrange uma ampla série de cuidados, desde o planejamento familiar até o pós-parto, passando por todas as fases da gestação. A seguir, podemos ver detalhadamente quais são esses cuidados e as áreas de atuação do enfermeiro obstetra.

Áreas de atuação da Enfermagem Obstétrica

Planejamento familiar: O enfermeiro obstetra orienta sobre métodos contraceptivos, esclarece dúvidas sobre fertilidade e auxilia na prevenção de gravidez não planejada.

Pré-Natal: Durante o momento delicado que é a gestação, o enfermeiro acompanha a evolução da gravidez, realiza consultas de rotina, monitora a saúde da gestante e do bebê, orienta sobre alimentação saudável, atividade física e cuidados com o corpo.

Parto: No dia do parto, o enfermeiro obstetra oferece suporte físico e emocional à gestante, monitora os sinais vitais, auxilia o médico e garante a segurança da mãe e do bebê.

Pós-Parto: Após o parto, o enfermeiro continua acompanhando a mãe e o bebê, orientando sobre cuidados com o recém-nascido, amamentação e recuperação física no puerpério.

A Importância da Enfermagem Obstétrica

A presença do enfermeiro obstetra durante a gestação é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. Além disso, esse profissional trata cada gestante de forma individualizada, oferecendo um atendimento acolhedor e respeitoso. 

Ao mesmo tempo, ele monitora de perto a saúde da gestante e do bebê, sendo capaz de identificar antecipadamente possíveis complicações, aumentando as chances de segurança de ambos.

Nesse sentido, o enfermeiro com pós-graduação em enfermagem obstétrica também é capaz de esclarecer dúvidas, amenizar inseguranças e prestar informações precisas sobre a gestação, o parto e o pós-parto. 

Todo profissionalismo e expertise desse enfermeiro auxilia a gestante a tomar decisões sobre seu próprio parto, promovendo um cuidado humanizado e empático e respeitando suas escolhas.

Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica

Portanto, a Pós-Estácio ganha destaque em mais um de seus cursos da saúde: A Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica. O curso é voltado para as últimas tecnologias, tendências e pesquisas em enfermagem e oferece toda estrutura necessária para a melhor experiência de aprendizado.

Dê um novo passo na sua carreira em enfermagem com a Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica. Clique aqui e matricule-se.