O selênio é um mineral derivado do solo, e seu consumo é necessário para manter uma boa saúde. É especialmente essencial para certos órgãos como os rins, fígado e testículos. O mineral pode ser encontrado em alimentos como castanha-do-pará, mariscos e arroz integral.
Uma vida saudável se torna difícil na ausência de selênio. O corpo humano precisa deste mineral para proteger as células, porque o mineral ajuda o corpo a criar antioxidantes, que protegem as células do corpo contra danos dos radicais livres. Por esta razão, o mineral é frequentemente creditado com propriedades antienvelhecimento. Além de promover uma pele saudável, pesquisas demostraram que também pode ajudar na saúde do couro cabeludo.
Este mineral parece ajudar a regulação da consistência do sangue. Ao fazer isso, ele reduz o risco de coágulos sanguíneos, diminuindo os riscos de derrame e ataque cardíaco. Além disso, aumenta a proporção de bom colesterol em relação ao mau colesterol, o que é essencial para um coração saudável.
As habilidades para combater e tratar o câncer são alguns dos benefícios mais promissores de selênio. Embora a eficácia da utilização deste mineral para esses fins continua a ser uma questão em debate, pesquisas têm se mostrado promissoras. As teorias afirmam que o selênio pode ajudar a reduzir o número de mortes relacionadas ao câncer, quando a doença afeta áreas como os ovários, pulmões e fígado. Há também pesquisas que mostram uma ligação entre o selênio e a prevenção do câncer de próstata.
É possível aproveitar os benefícios de selênio ao tomar suplementos para aumentar a ingestão. No entanto, a ingestão excessiva de selênio pode resultar em efeitos adversos, tais como perda de cabelo, depressão e vômitos. Por esta razão, as pessoas são aconselhadas a nunca exceder 600 mg por dia.