Um novo estudo Britânico, mas precisamente na Escola Universitária de Ciências Médicas, em Birmingham na Inglaterra, coloca os altos níveis do colesterol como um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do câncer de mama. Os resultados sugerem que manter um controle regido sobre o colesterol através de medicação pode ajudar a prevenir o câncer de mama.
O estudo ainda está em desenvolvimento, porém, mais de 660 mil pacientes do sexo feminino em Birmingham e Manchester entre 2000 e 2013, foram analisados para investigar a associação entre níveis elevados de colesterol e câncer de mama. Os pesquisadores determinaram que o colesterol alto aumenta o risco da mulher desenvolver câncer de mama em 64%.
O principal autor da pesquisa, Rahul Potluri, explica como abordou o tema: Nós temos um princípio geral de que a obesidade está ligada ao câncer de mama e um estudo em ratos sugere que isso pode ser por causa do colesterol. Decidimos investigar se havia alguma associação entre hiperlipidemia, que é o colesterol elevado, e o câncer de mama.
Em uma reunião em Barcelona, onde foi apresentados alguns resultados da pesquisa, foi conclusivo que o assunto precisa ser explorado com mais cautela e que nesse meio tempo, as mulheres devem saber que há uma forte evidência de que ser fisicamente ativo e manter um peso saudável pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de mama após a menopausa e outras centenas de doenças.
Fonte: WEBMD – http://www.webmd.com/cholesterol-management/news/20140704/cholesterol-levels-may-be-linked-to-breast-cancer-risk?ecd=soc_fb_news_cholbc