Exercitar-se moderadamente incentiva um estilo de vida mais saudável

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Copenhagen, a prática moderada de exercícios é mais estimulante em relação àqueles feitos em alta intensidade.

O estudo tem como foco a obesidade, um complexo problema social que requer uma abordagem multidisciplinar. Por isso, foram abordados dados de estudos biomédicos e étnicos de indivíduos acima do peso durante 13 semanas de testes. Com isso, foi possível obter um resultado surpreendente: 30 minutos de exercícios moderados trazem o mesmo benefício do que uma hora em alta intensidade. Segundo o professor responsável pelo estudo, o grupo “moderado” parecia ter maior energia e estar mais motivado a se habituar a um estilo de vida mais saudável.

Cerca de 60 homens participaram da pesquisa com o intuito de melhorar a forma física, os que se exercitaram durante 30 minutos perderam 3,6kg em média, enquanto para aqueles que se exercitavam por uma hora, a perda foi de 2,7kg. Segundo relatos dos participantes, aqueles que se exercitaram menos se sentiam mais energéticos e buscavam um estilo de vida mais saudável: andavam com o seus cachorros mais vezes, subiam as escadas ao invés de elevadores. Já os que se exercitavam mais se sentiam exaustos e desmotivados, sem disposição para realizar outras atividades.

A descoberta é importante para a criação de iniciativas e políticas governamentais para o controle da obesidade, problema agravante e deficiente de campanhas de saúde eficazes.
Conheça um pouco sobre os nossos cursos nas áreas de Obesidade e Prescrição de Exercícios.

Fonte:
http://www.sciencedaily.com/releases/2013/09/130918090849.htm