O tema celulite é tão angustiante para a maioria das mulheres e ao mesmo tempo é o maior alvo da indústria da estética.
Mas o que é esta condição que aterroriza a vida das mulheres?
Ela é um conjunto de gorduras depositadas de forma irregular na camada subcutânea da pele. A camada subcutânea contém faixas de tecido conjuntivo, e quando a gordura e certos fluidos se juntam a ela de forma irregular, a camada engrossa e endurece, causando ondulações e dando a aparência da celulite.
A gordura da celulite é diferente da gordura corporal normal. A gordura corporal geralmente recobre o corpo com uma camada fina e uniforme, com o propósito de isolamento e proteção contra os elementos exteriores. A celulite é irregular, não fornece isolamento e se deposita em áreas específicas – geralmente nas coxas, nádegas, seios e abdômen. Um equívoco comum é achar que apenas as pessoas com excesso de peso possuem, e as pessoas magras são imunes a ela. No entanto, todos os grupos estão suscetíveis.
Há vários fatores que decidem se você terá ou não celulite. Algumas pessoas são geneticamente predispostas a ela, independente do peso corporal. Sexo é outro fator, sendo que as mulheres são disparadamente mais suscetíveis que os homens. A alimentação também influencia no aparecimento da celulite, por isso o ideal é manter uma dieta saudável com níveis controlados de açúcar e gorduras, além de evitar alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados. Outros fatores como idade, tabagismo, medicação e ingestão de água também valem para este quadro.
Uma grande indústria para esse mercado cresceu abruptamente para conquistar a batalha contra a celulite. Existem cremes, medicamentos e tratamentos de spa disponíveis, que pretendem reduzir a sua aparência. Há também tratamentos médicos, como lipoaspiração e mesoterapia, a injeção de drogas, mas eles geralmente são caros e apenas reduzem temporariamente a celulite.
Conheça os cursos de Pós em Estética da Pós Estácio!