O futebol é um esporte amado por muitas pessoas em todo o mundo. É um esporte que transcende culturas e fronteiras, sendo apreciado por todos os gêneros e idades. No entanto, existe uma diferença significativa entre o futebol masculino e feminino em termos de popularidade, cobertura midiática e investimento financeiro.
 
O futebol masculino é geralmente mais popular e recebe mais atenção da mídia. Os principais torneios de futebol masculino, como a Copa do Mundo da FIFA, a Liga dos Campeões da UEFA e a Premier League inglesa, são seguidos por milhões de fãs em todo o mundo e atraem investimentos milionários em publicidade e patrocínio.
 
Por outro lado, o futebol feminino tem menos visibilidade e recebe menos atenção da mídia. Felizmente, isso vem mudando nos últimos anos, com um aumento significativo no número de jogadoras profissionais e fãs em todo o mundo. A Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2019, por exemplo, foi um grande sucesso, com um recorde de audiência televisiva em vários países.
 
Além disso, a disparidade financeira entre o futebol masculino e feminino é enorme. Os salários dos jogadores e jogadoras de futebol são muito desiguais, com os homens recebendo salários significativamente mais altos do que as mulheres, mesmo em níveis profissionais semelhantes. 
 
O investimento financeiro também é muito diferente. Os clubes de futebol masculino recebem muito mais dinheiro em patrocínios, vendas de ingressos e direitos de transmissão do que os clubes de futebol feminino.
 
Veja alguns dados sobre essa disparidade:
 
– A ONU revelou em 2019 que a estrela do futebol masculino Lionel Messi, por exemplo, recebeu um salário maior do que o das 1.693 jogadoras das 7 principais ligas femininas juntas.
 
– A FIFA ofereceu US$ 400 milhões em prêmios para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, enquanto a Copa do Mundo Feminina de 2019 na França ofereceu US$ 30 milhões.
 
– Em 2017, o IBGE revelou que as mulheres receberam o equivalente a 60% dos salários dos homens.
 
No entanto, há esperança de que a situação esteja mudando para melhor. As jogadoras de futebol estão se tornando mais reconhecidas e valorizadas, e os investimentos financeiros no futebol feminino estão aumentando. A Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023, que será realizada na Austrália e na Nova Zelândia, promete ser um grande sucesso e pode ser um catalisador para uma maior igualdade no futebol.
 
Portanto, embora haja diferenças significativas entre o futebol masculino e feminino em termos de popularidade, cobertura midiática e investimento financeiro, há esperança de que a situação esteja mudando para melhor. O futebol é um esporte incrível que pode unir pessoas de todas as origens, idades e culturas e é importante que tanto o futebol masculino quanto o feminino sejam tratados com o mesmo respeito e valorização.
 
Quer poder fazer a diferença no futebol estudando com grandes nomes do futebol brasileiro? Conheça a Pós-Graduação em Futebol e Futsal: as Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento