O importância da Nutrição

Nosso planeta tem uma vasta população faminta, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas, 2012), cerca de 870 milhões de pessoas passam fome no mundo.

Podemos, portanto, ter uma noção da dimensão do que ainda precisa ser feito.

No Brasil, segundo dados do IBGE 2010, há 16 milhões de brasileiros em situação de miséria ou pobreza extrema. 

Temos um ícone da luta contra a fome, Herbert de Souza, Betinho (1935-1997), fundador do IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), em 1981, e em 1990 lança o  programa que teve repercussão mundial, a Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida.  A partir desta ação, o país passou a prestar atenção às estatísticas da fome.

Uma das áreas de estudo que mais cresce atualmente é a da Nutrição.  Profissionais da Pós em Nutrição apontam não só as causas e consequências da má alimentação ou da desnutrição.

São esses preciosos profissionais que podem garantir, num futuro não muito distante, uma melhor qualidade de vida, um melhor aproveitamento dos alimentos, uma melhor composição nutricional e calórica.

Educar:  principalmente educar a população sobre consumo excessivo de açucares, carnes vermelhas, gorduras.  Pois engana-se quem pensa que se alimenta mal apenas aquele que não pode comprar comida.  Há um enorme percentual daqueles que se alimentam  mal.

Por todos esses motivos, pela importância do tema, queremos parabenizar o Nutricionista pelo seu dia – 31/08. 

Fontes:

IBGE – Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística
ONU – Organização das Nações Unidas
Ministério da Saúde do Brasil