O futuro é agora e, consequentemente, quem não está se atualizando com uma especialização está ficando para trás. Portanto, conheça o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
As tecnologias estão mudando a cada dia, além disso, estão cada vez mais modernas e as normas e regulamentações mais rigorosas.
A saúde do trabalhador está mais valorizada do que nunca, visto que existem normas pensadas não só para sua saúde física, como também mental. Dessa forma as empresas não podem, de nenhuma forma, deixar a saúde e segurança do trabalhador em risco.
Assim, a norma regulamentadora NR-4 determina que é obrigatória a contratação de profissionais da área de segurança do trabalho de acordo com o número de empregados e o risco da atividade exercida na empresa.
Por isso, fica evidente como esse profissional é indispensável no mercado de trabalho e, claro, essa carreira está em alta. Acompanhe o artigo de hoje e descubra o passo a passo de como se tornar um Engenheiro de Segurança do Trabalho.
O ponto de partida fundamental para se tornar um Engenheiro de Segurança do Trabalho é ter graduação em Engenharia ou Arquitetura.
Entre as opções, as áreas mais comuns entre as engenharias são:
Esse é apenas o primeiro passo, e o mais importante está a seguir.
Após concluir a graduação, o próximo passo é uma especialização.
De fato, é indispensável para iniciar a carreira realizar uma Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Essa especialização não só te dará o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar na área com excelência.
Na Pós-Estácio, esse é um dos cursos mais procurados por quem sabe que é a melhor oportunidade de alavancar a carreira com um curso de qualidade. O programa foi totalmente pensado nas demandas do mercado e nas áreas específicas que demandam a expertise de um Engenheiro de Segurança do Trabalho, como:
Além disso, após concluir a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, ainda é preciso solicitar o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado em que exercerá a profissão.
Falamos de títulos e registros, mas ainda trouxemos dicas extras para esse futuro profissional no próximo tópico.
O perfil profissional do Engenheiro de Segurança do Trabalho vai além das habilidades técnicas. As características interpessoais, a atitude proativa, o compromisso com a ética e a paixão pela prevenção são essenciais para o sucesso nesse campo.
Para desempenhar suas funções com excelência, esse profissional precisa reunir um conjunto de características e habilidades que o tornam apto para os desafios da área, como:
Ao concluir o passo a passo dessa jornada e desenvolver essas características essenciais para o aprimoramento profissional, você estará pronto para construir uma carreira como Engenheiro de Segurança do Trabalho, fazendo a diferença na vida das pessoas e contribuindo para um mundo do trabalho mais seguro e saudável. Então não deixe para depois e matricule-se agora na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.