A interação medicamentosa ocorre quando um medicamento interfere de forma negativa com os efeitos no organismo de uma segunda substância. Essa interação não acontece só com medicamentos, isso pode acontecer com alimentos, vitaminas e suplementos, e drogas.
Cada medicamento cria um certo efeito no organismo. Interações medicamentosas normalmente ocorrem quando a função de uma medicamento interfere com a função do outro. Por exemplo, antiácidos revestem o estômago, o que torna mais difícil para outro medicamento ser absorvido pelo organismo de uma pessoa. Medicamentos também podem interagir com as drogas ou com álcool. A maioria dos medicamentos não devem ser tomados com álcool, pois o álcool pode potencializar ou então inibir o efeito no organismo, podendo causar sérios efeitos indesejáveis. As vitaminas, remédios de ervas, ou suplementos também podem interagir negativamente com outros medicamentos.
Os sintomas mais comuns de uma interação medicamentosa são dores de cabeça, náuseas, tonturas e fadiga. Em alguns casos, as interações podem levar à constipação ou diarreia, fraqueza muscular, tremores, ansiedade, ou queda de pressão. Em casos extremos podem levar a problemas de saúde graves ou mesmo a morte.
Muitas complicações devido a uma interação medicamentosa são evitáveis. Converse com o médico e farmacêutico sobre as possíveis interações, não deixe de ler os rótulos e bulas da medicação com muito cuidado antes de iniciar um novo tratamento, e tome apenas a dose recomendada. Existem muitos sites e livros que podem ajudá-lo a verificar a existência de quaisquer possíveis interações medicamentosas. Se você estiver desenvolvendo os sintomas de uma interação medicamentosa, ligue para o seu médico ou dirija-se ao hospital mais próximo, especialmente se os sintomas forem graves. Lembre-se que uma interação medicamentosa pode ser mortal.
Conheça o curso de Pós em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica