Nos termos básicos da gestão, um Manager ou popularmente conhecido no Brasil, o gerente tem a missão de auxiliar, monitorar e oferecer aos seus colaboradores ferramentas para o trabalho. Normalmente, o cargo de gerência é ocupado por um funcionário antigo da empresa, que possuí conhecimento das normas e procedimentos da empresa, além de percorrer os bons e maus caminhos. Por um outro lado, quando um cargo de gerente não está dando certo, muitas empresas optam por contratar alguém de fora e com outras visões.

Um gerente tem a missão de fazer com que o planejamento da empresa esteja sob processo. Para que isso seja feito ele tem que ajudar os colaboradores através de:

– Motivação;
– Treinamento e orientação;
– Monitorar as ações;
– Auxílio nos problemas;
– Fornecer feedback.

No início, um gerente pode ser responsável por uma pequena equipe ou um projeto pequeno, no qual um gerente mais experiente irá monitorar os resultados. Com o passar do tempo e com mais vivência, membros são adicionados a supervisão e o gerente tem como tarefa atribuir trabalho a cada um da equipe, fornecedor as ferramentas necessárias e motivação.

Ele ou ela provavelmente deve analisar e aprovar quadros de horários para seus empregados e pode ter autoridade para aprovar contas de despesas dentro das diretrizes específicas.

Metas e Planejamento

As metas normalmente são definidas por um gestor e aprovadas por uma direção. O gerente, então, desenvolve os planos para alcançá-las e levar motivação para cada um de seu departamento, para que todas as metas sejam alcançadas. Até porque, caso as metas não sejam alcançadas, futuras notificações e até demissões poderão serem feitas.

Os gerentes em todos os níveis devem trabalhar continuamente para desenvolver suas habilidades de liderança, sendo um líder para progredir com a relação a gestão de pessoas e obter melhores resultados do grupo.