Mais empowerment aos colaboradores é uma estratégia da gestão de pessoas que permite que eles tenham mais liberdade e permissão para a tomada de decisão imediata sobre algum projeto ou negociação. A capacitação dos colaboradores ajuda com que eles tenham um maior envolvimento perante as atividades, assumindo a responsabilidade por seus resultados. Além, de ter o atendimento ao cliente melhorado, explorando mais oportunidades de trabalho e evolução.
Para um líder ou um gestor o objetivo é criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas são capacitadas, produtivas, contribuindo e felizes. O importante é que em nenhum momento seja limitado as ferramentas ou informações para qualquer colaborador.
As ações em conjunto com a equipe é a melhor forma para todos conseguirem bons resultados, tanto financeiramente e profissionalmente. Para isso, construímos algumas dicas que visa ajudar o gestor:
1. Demonstrar que você valoriza as pessoas e os seus trabalho.
Sua expressão facial, a sua linguagem corporal, e as suas palavras expressam o que você está pensando sobre as pessoas que se reportam a você. Seu objetivo é demonstrar o seu apreço pelo valor único de cada pessoa motivando e vibrando com cada momento.
2. Compartilhar a visão sobre a liderança.
Faça com que as pessoas sintam-se parte de algo maior do que eles mesmos e seu trabalho individual. O importante é incorporar a missão, visão e objetivos da empresa, fazendo com que todos sigam para mesma direção. Eles vão possuir a direção e surpreendê-lo com o seu empenho e competência.
3. Objetivos Ações e Direção.
Sempre que possível, envolver os funcionários na definição de metas e planejamento. Eles agregam valor, conhecimento, idéias, visão e experiência que você não vai encontrar em nenhum livro academico. Com a ajuda de seus funcionários, faça progresso em objetivos mensuráveis e observáveis, ou verifique que você compartilhou um resultado positivo com as pessoas responsáveis que realizou os resultados. Funcionários capacitados podem traçar seu curso sem vigilância.
4. Confiar nas pessoas.
Confie nas intenções das pessoas e na tomada de decisão, mesmo que essa decisão não seja a sua. Quando os funcionários recebem expectativas claras do seu treinador, eles relaxam e confiam em você e neles mesmos.
5. Fornecer informações para a tomada de decisões.
Caso alguma coisa saia errada e o seu colaborador não tinha ferraamenta ou conhecimento, a culpa será sua. Certifique-se de que você deu para as pessoas, toda a informação que precisam para tomar decisões ponderadas.