Existem cinco tipos diferentes de hepatite, de marcadores A, B, C, D e E. Cada tipo varia de acordo com o vírus infectante, forma de contaminação, gravidade e também nos sintomas. Professores e profissionais de saúde estão em maior risco de contrair a maioria das formas desta doença através da exposição a sangue ou fluidos corporais em seus ambientes de trabalho.
A hepatite A geralmente é contraída através da ingestão de alimentos ou água infectados. A maioria das pessoas que contraem esta forma se recuperam completamente, embora a doença possa debilitar de modo severo. O tratamento para a hepatite A geralmente é descansar, e pode demorar até seis meses para se recuperar totalmente. Os sintomas iniciais são febre, dores e cansaço, seguido pelo clássico aparecimento da pele amarelada. Durante esse tempo, a pessoa com hepatite é contagiosa e pode passar a doença para outras pessoas, através dos meios de transmissão acima indicados.
A hepatite B é transmitida sexualmente ou pelo contato com sangue, agulhas, e materias perfuro cortantes utilizados por uma pessoa infectada. O vírus provoca a inflamação do fígado, podendo resultar em danos permanentes a ele.Como uma cura ainda não foi encontrada, a maioria das crianças agora recebem uma vacinação contra a hepatite B quando bebês, que os protege contra esta doença.
O tipo mais grave é a hepatite C, que causa a doença de modo crônico e danos significativos ao fígado. Este vírus é transmitido através do contato com sangue infectado. A hepatite C é mais de uma doença auto-imune, e faz com que o aumento de danos no fígado. Embora algumas pessoas conseguem viver bem com hepatite C, ainda é uma doença muito perigosa. Práticas de sexo seguro e evitar o compartilhamento de agulhas são boas maneiras de evitar contrair esta doença.
As pessoas só podem pegar hepatite D se já tiverem hepatite B. E é geralmente contraída através de relações sexuais desprotegidas ou partilha de agulhas. A hepatite D pode, nos piores casos, levar à morte, uma vez que pode resultar em dano adicional para o fígado. A doença pode ser completamente evitada com a vacina contra a hepatite B. A hepatite E não é comum nos países desenvolvidos. Geralmente é contraída pela ingestão de água contaminada pelo vírus.
Todas as formas de hepatite são graves e podem afetar a vida de uma pessoa.
Conheça os cursos de Pós em Enfermagem da Pós-Estácio!