Os alimentos que ajudam a diminuir o Colesterol
Não é nenhum segredo que determinados alimentos podem ajudá-lo a diminuir o LDL (mau colesterol), que provoca um acúmulo de placas nas artérias que levam a doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrame. Mas o que pode surpreendê-lo é que muitos destes alimentos são deliciosos e fáceis de incorporar em suas refeições diárias, sem sacrificar o sabor e que são recomendados por nutricionistas de todo o Mundo.
Tenha acesso exclusivo aos alimentos que ajudam baixar o mau Colesterol – LDL:
Chocolate Amargo
Quem não gosta de saborear um belo chocolate, principalmente em dias de frio. Só que a maioria dos chocolates contem níveis altos de gordura saturada e açúcar, o que acarreta inúmeras doenças como obesidade e diabetes. Uma boa opção é o chocolate amargo que contém flavonoides, um antioxidante que ajuda a baixar níveis do LDL. Apenas certifique-se de comer com moderação e sempre analisar os índices de açúcar na embalagem.
Abacates
O abacate é muito mais que uma receita de guacamole. Eles dão-lhe o ácido oleico, que ajuda a diminuir o mau colesterol no sangue. Tente colocar algumas fatias em seu sanduíche de peru, ou adicioná-los a uma salada. O óleo de abacate, o qual tem um sabor doce, pode também ser usado em lugar de outros óleos de cozinhar.
Vinho tinto
O vinho tinto contém resveratrol, uma substância que se encontra na pele da uva vermelha, que podem prevenir danos aos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de formação de coágulos de sangue e diminuição do LDL. Beber muito álcool pode causar uma série de outros problemas de saúde, no entanto, um copo de vinho tinto no jantar é bom.
Chá
Ambos os chás preto e verde contêm antioxidantes poderosos que podem reduzir os níveis de colesterol. O chá verde contém normalmente mais potências antioxidantes, como é feita a partir de folhas e não é fermentado ou processado. Basta ir devagar com o creme de leite e açúcar.
Nozes
As nozes são ricas em ácidos graxos polinsaturados, então amêndoas, nozes e pistache podem ajudar a reduzir os níveis de LDL. Experimente polvilhar-los em sua salada, ou comê-los com um lanche. Só não se esqueça de escolher a opção de baixo-sal, e comer com moderação, pois os nozes são ricos em calorias.
Cereais integrais saudáveis
Cevada, aveia e arroz integral tem muita fibra solúvel, que tem sido comprovada como elemento redutor do mau colesterol na na corrente sanguínea. Tente mudar a sua massa regular para a versão de grãos inteiros ou utilize o arroz integral em vez de branco.
Peixes contra o colesterol
Peixes como salmão, atum, sardinha e alabote são ricos em ômega-3, os ácidos gordos, que reduzem os triglicéridos no sangue. O importante é ingerir esses peixes pelo menos uma vez ao dia e prepará-los assado ou grelhado, para mantê-lo saudável.
O Azeite
O azeite é uma gordura à base de plantas, por isso é a melhor escolha quando você está tentando reduzir o colesterol ruim. É ótimo misturado com vinagre de vinho tinto, um dente de alho picado e um pouco de pimenta moída para uma salada.
A Soja
Os vegetarianos encontram uma nutrição rica em proteína nos alimentos de soja, como por exemplo: leite de soja, tofu e carne de soja. Comer apenas 25 gramas por dia pode reduzir o colesterol de 5 a 6 por cento.
O Feijão de cada dia
O feijão preto, feijão marrom, lentilhas são ricos em fibras solúveis, que se liga ao colesterol no sangue e move-o para fora do corpo. Estudos recentes mostram que comer feijão em pelo menos uma refeição do dia pode reduzir os níveis de LDL em 5 por cento.
Prefira certas frutas
As peras e maçãs tem um monte de pectina, que é um tipo de fibra que pode reduzir o colesterol. Assim como frutas cítricas como laranjas e limões também são ricas em fibras.
Coma vegetais
A maioria dos vegetais são ricos em fibras e pobre em calorias. Berinjela e quiabo contêm grandes quantidades de fibra solúvel. Berinjelas também são ricas em antioxidantes. Mas qualquer tipo de legumes lhe dará fibras e nutrientes que são boas para você.
Uma nutrição com os alimentos adequados podem auxiliar sua saúde em diferentes pontos. Os alimentos acima poderão ser decisivos na manutenção do colesterol alto, prevenindo e eliminando-o por completo.