Com o intuito de melhorar e aumentar a interlocução entre jovens e educadores no universo escolar, o Instituto Porvir lançou, em setembro, o guia especial “Participação dos estudantes na Escola”. Disponível para consulta ou divulgação total ou parcial no portal da instituição (http://porvir.org/especiais/participacao), o guia tem como objetivo servir de ferramenta para educadores e gestores.
 
Para tanto, dá tratamento ao material em linguagem visual dinâmica (talvez mais afeita aos jovens do que aos educadores) e procura responder à proposta inicial por meio da abordagem de alguns temas, como “o que é participação”, “por que é importante” e “como é possível promovê-la e quais as atitudes comuns que a limitam na escola”.
 
No que pode ser chamado de núcleo duro da publicação, o Porvir traz quatro etapas a serem trabalhadas para estimular a participação: escuta, escolha (de propostas dos jovens), coautoria (para o fomento à participação) e corresponsabilização.
 
Há, ainda, algumas informações que buscam dar contexto ao universo do jovem, abordando aspectos do desenvolvimento cerebral, autoconhecimento, além de iniciativas bem-sucedidas em escolas públicas brasileiras.
 
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