O que é morte súbita?
Afinal o que é a Morte súbita? Uma morte cardíaca súbita é uma morte inesperada causada pela perda das funções do coração. É a maior causa de morte natural nos Estados Unidos, fazendo com que cerca de 325 mil pessoas morram por ano. Já no Brasil uma pessoa morre a cada dois minutos em decorrência a morte súbita. Os primeiros socorros e a massagem cardíaca pode ajudar a socorrer.
Em conversa com nossa equipe, o Professor Waltercir Lopes, do curso de Pós em Educação Física, ele afirma que a massagem do torax continua pode ajudar a salvar vidas e que o procedimento deverá ser feito até a chegada de pessoas e equipamentos especializads.
Como ocorre a morte súbita ?
A morte súbita ocorre quando o coração começa a funcionar de maneira irregular, coração bate rapidamente e o sangue não circula devidamente pelo corpo. Nessa hora os sintomas são de tontura, falta de ar e coração acelerado, porém pessoas confudem o ataque cardiáco com a moerte súbita. Os ataques cardíacos ocorrem quando existe um bloqueio de uma ou mais das artérias do coração, impedindo que o coração receba sangue rico em oxigénio. Se o oxigênio no sangue não chega ao músculo cardíaco, o coração torna-se danificado.
Nos primeiros minutos, a maior preocupação é o fluxo de sangue para o cérebro que é drasticamente reduzido, de modo que uma pessoa perde a consciência. A pessoa continua com risco de morte a menos que o tratamento de emergência seja iniciado rapidamente, para isso, precisamos saber como podemos reagir a essa situação e principalmente salvar a vida do próximo.
O que fazer quando a pessoa está tendo um morte súbita?
Não precisa ser Médico, Enfermeiro, Educador Físico ou qualquer outro profissional da saúde para iniciar o procedimento. Caso você não tenha conhecimento ou equipamento necessário siga as seguintes instruções:
– Chame a pessoa que se encontra inconsciente;
– Peça ajuda 192(Ambulância) ou 193(Bombeiros);
– Faça compressões no toráx sem para, até a chegada dos equipamentos necessários.
Como em muitas situações o equipamento adequado e o treinamento não estão presentes, a respiração boca-a-boca pode ser deixada de lado e somente as compressões serão uteis para o salvamento da pessoa.