A Fisioterapia desportiva é um ramo especializado de fisioterapia que trata de lesões e questões relacionadas às atividades físicas. Especialistas em fisioterapia esportiva podem fazer pesquisas, ajudar os atletas na recuperação de lesões, e fornecer educação e recursos para evitar problemas. Serviços de terapia geralmente estão disponíveis para pessoas de todas as idades envolvidas no esporte, em qualquer nível de competição. Os profissionais podem trabalhar em clínicas particulares, hospitais, clínicas de reabilitação, ou no local de eventos esportivos.
As pesquisas da fisioterapia esportiva levam a uma melhor compreensão das lesões esportivas e melhoria das técnicas de reabilitação. Cientistas e engenheiros em pesquisas biomédicas e no desenvolvimento de laboratórios criam equipamentos para ajudar os atletas a recuperar de lesões e evitar problemas futuros. Por exemplo, um engenheiro pode projetar um novo tipo de joelheira para um atleta com um ligamento do joelho rompido, lesão comum em muitos esportes. Ele pode experimentar diferentes tipos de materiais e suas capacidades para criar um produto confortável, prático,que um atleta pode usar durante a atividade. Muita pesquisa na área de fisioterapia desportiva também é dedicada ao desenvolvimento de melhores equipamentos de segurança, como capacetes e protetores bucais, para proteger os indivíduos em diferentes esportes.
Médicos e treinadores que utilizam a fisioterapia desportiva tem amplo conhecimento do conjunto de lesões que podem ocorrer durante a prática de esportes. Os fisioterapeutas ajudam os atletas a superar suas lesões e voltar aos seus níveis anteriores de atividade, oferecendo serviços de reabilitação e instruções sobre a prevenção futuras edições. Quando um atleta é ferido, ele deve se consultar com um fisioterapeuta para discutir o problema e determinar o melhor plano de reabilitação. Durante todo o treinamento de reabilitação, o terapeuta avalia o progresso do atleta e lhe informa sobre como prevenir que outra lesão ocorra.
Dependendo do tipo e da gravidade da lesão, uma reabilitação física bem sucedida pode levar de algumas horas em sessões leves a meses ou anos de treinamento intensivo. Alguns atletas de competição se consultam regularmente com seus terapeutas ao longo de suas carreiras para avaliar a condição de lesões persistentes e procurar sinais de alerta para a ocorrência de novas. Com a orientação e tratamento prestados por terapeutas e médicos qualificados, muitos atletas são capazes de se recuperar totalmente das lesões e voltar para seus esportes com facilidade.